MEDIDAS DE DISPERSÃO: VARIÂNCIA E DESVIO PADRÃO
No estudo da Estatística, dispomos de algumas
estratégias para verificar se os valores apresentados em um conjunto de dados
estão dispersos ou não e o quão distantes um do outro eles podem estar. As
ferramentas empregadas para que isso seja possível são classificadas como medidas
de dispersão e denominadas de variância e desvio padrão. Vejamos
o que representa cada uma delas:
Variância:
·
Dado um conjunto de dados, a variância é uma medida de dispersão que
mostra o quão distante cada valor desse conjunto está do valor central (médio).
·
Quanto menor é a variância, mais próximos os valores estão da média; mas
quanto maior ela é, mais os valores estão distantes da média.
·
Considere que x1, x2,
…, xn são os n elementos de
uma amostra e que x é a média aritmética
desses elementos. O cálculo da variância amostral é dado por:
Var.
amostral = (x1 – x)² + (x2 – x)²
+ (x3 – x)² + ... + (xn – x)²
n – 1
n – 1
·
Se, em contrapartida, quisermos calcular a variância
populacional, consideraremos todos os elementos da população, e
não apenas de uma amostra. Nesse caso, o cálculo possui uma pequena diferença.
Observe:
Var.
populacional = (x1 – x)² + (x2 – x)²
+ (x3 – x)² + ... + (xn – x)²
n
n
Desvio Padrão:
·
O desvio padrão é capaz de identificar o “erro” em
um conjunto de dados, caso quiséssemos substituir um dos valores coletados pela
média aritmética.
·
O desvio padrão aparece junto à média aritmética,
informando o quão “confiável” é esse valor. Ele é apresentado da seguinte
forma:
média
aritmética (x) ± desvio padrão (dp)
·
O cálculo do desvio padrão é feito a partir da raiz
quadrada positiva da variância. Portanto:
dp = √var
Vamos agora aplicar o calculo da variância e do desvio padrão em um
exemplo:
Em uma escola, a direção decidiu observar a quantidade de alunos que
apresentam todas as notas acima da média em todas as disciplinas. Para analisar
melhor, a diretora Ana resolveu montar uma tabela com a quantidade de notas
“azuis” em uma amostra de quatro turmas ao longo de um ano. Observe a seguir a
tabela organizada pela diretora:
Antes de calcular a variância, é necessário verificar a média aritmética (x) da
quantidade de alunos acima da média em cada turma:
6° ano → x = 5
+ 8 + 10 + 7 = 30 = 7,50.
4 4
4 4
7° ano → x = 8
+ 6 + 6 + 12 = 32 = 8,00.
4 4
4 4
8° ano → x = 11
+ 9 + 5 + 10 = 35 = 8,75.
4 4
4 4
9° ano → x = 8
+ 13 + 9 + 4 = 34 = 8,50.
4 4
4 4
Para calcular a variância da quantidade de alunos acima da média em cada
turma, utilizamos uma amostra, por isso empregamos a fórmula da variância
amostral:
Var.
amostral = (x1 – x)² + (x2 – x)²
+ (x3 – x)² + ... + (xn – x)²
n – 1
n – 1
6° ano →
Var = (5 – 7,50)² + (8 – 7,50)² + (10 – 7,50)² + (7 – 7,50)²
4 – 1
4 – 1
Var = (–
2,50)² + (0,50)² + (2,50)² + (– 0,50)²
3
3
Var = 6,25
+ 0,25 + 6,25 + 0,25
3
3
Var = 13,00
3
Var = 4,33
3
Var = 4,33
7° ano →
Var = (8 – 8,00)² + (6 – 8,00)² + (6 – 8,00)² + (12 – 8,00)²
4 – 1
4 – 1
Var = (0,00)²
+ (– 2,00)² + (– 2,00)² + (4,00)²
3
3
Var = 0,00
+ 4,00 + 4,00 + 16,00
3
3
Var = 24,00
3
Var = 8,00
3
Var = 8,00
8° ano →
Var = (11 – 8,75)² + (9 – 8,75)² + (5 – 8,75)² + (10 – 8,75)²
4 – 1
4 – 1
Var = (2,25)²
+ (0,25)² + (– 3,75)² + (1,25)²
3
3
Var = 5,06
+ 0,06 + 14,06 + 1,56
3
3
Var = 20,74
3
Var = 6,91
3
Var = 6,91
9° ano →
Var = (8 – 8,50)² + (13 – 8,50)² + (9 – 8,50)² + (4 – 8,50)²
4 – 1
4 – 1
Var = (–
0,50)² + (4,50)² + (0,50)² + (– 4,50)²
3
3
Var = 0,25
+ 20,25 + 0,25 + 20,25
3
3
Var = 41,00
3
Var = 13,66
3
Var = 13,66
Conhecida a variância de cada turma, vamos calcular agora o desvio
padrão:
6° ano
dp = √var
dp = √4,33 dp ≈ 2,08 |
7° ano
dp = √var
dp = √8,00 dp ≈ 2,83 |
8° ano
dp = √var
dp = √6,91 dp ≈ 2,63 |
9° ano
dp = √var
dp = √13,66 dp ≈ 3,70 |
Para concluir sua análise, a diretora pode apresentar os seguintes
valores que indicam a quantidade média de alunos acima da média por turma
pesquisada:
6° ano: 7,50
± 2,08 alunos acima da média por bimestre;
7° ano: 8,00 ± 2,83 alunos acima da média por bimestre;
8° ano: 8,75 ± 2,63 alunos acima da média por bimestre;
9° ano: 8,50 ± 3,70 alunos acima da média por bimestre;
7° ano: 8,00 ± 2,83 alunos acima da média por bimestre;
8° ano: 8,75 ± 2,63 alunos acima da média por bimestre;
9° ano: 8,50 ± 3,70 alunos acima da média por bimestre;
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